universidade lusófona
  • Português
  • English

Apresentação

Construindo juntos a compreensão e valorização do património construído e natural: As ferramentas e práticas digitais

O workshop na Lourinhã é uma atividade do Grupo de Trabalho Práticas Digitais para o Estudo do Património Urbano (UDigiSH) do Dariah.Eric. UDigiSH tem desenvolvido diferentes atividades com o objetivo de gerar conhecimento e experiências sobre como os Métodos Digitais podem apoiar as boas práticas na preservação e na comunicação do património e no envolvimento da sociedade civil. O workshop é organizado em conjunto com COST Action Dynamics of Placemaking, que  analisará os benefícios do storytelling para o placemaking e a participação cívica na relação entre espaço e património.

Este evento vem na sequência da implementação bem sucedida do workshop UDidiSH em 2021 em Palermo, Itália, o evento deste ano, que conta com o apoio de DARIAH ERIC (através do DARIAH WG Grants 2022 Call), levará o grupo de trabalho a Córdoba/Espanha e Lourinhã/Portugal. Primeiro, visitaremos as ruas estreitas de Córdoba, Espanha, para estudar o valioso património das casas de pátio, onde o coletivo PAX nos ajudará a aprofundar o significado das soluções locais para a adaptação ao clima, desenvolvidas ao longo dos séculos pelo vernáculo arquitetura nas cidades mediterrâneas; em seguida, atravessaremos a fronteira para chegar à Lourinhã, uma pequena aldeia cheia de história e património. Na Lourinhã, o UDigiSH em conjunto com a Câmara Municipal de Lourinhã e o Aspiring Geoparque Oeste vai apoiar os planos da comunidade para a criação de uma Rota do Cal, ligando os diferentes locais de produção de cal (pedreira e fornos) à sua utilização para caiar edifícios (Forte de Paimogo e Igreja Santa Maria do Castelo). O workshop/oficina na Lourinhã está focada na recolha e análise de narrativas de pessoas em torno do uso e produção da cal e dos sítios patrimoniais. Combinará o uso de ferramentas digitais para inspirar moradores e turistas a compartilhar suas narrativas, memórias e histórias.

O workshop será organizado com apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, do Aspring Geoparque Oeste e com a colaboração dos stah locais. A organização esta a cargo da Universidade Lusófona com apoio do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.